terça-feira, 11 de maio de 2010

Viva, Carolina Viva! A participação da Mulher Negra no mercado literário brasileiro - 15 de Maio 2010



No dia 15 de maio, haverá um debate que discutirá a participação da mulher negra no mercado literário brasileiro. Entre os participantes, estão o escritor Oswaldo de Camargo, que falará sobre produção literária de escritoras afrodescendentes, a pesquisadora Jaqueline Romio que apresentará seu trabalho sobre a produção de Carolina Maria de Jesus, além de depoimentos da filha da escritora, Vera Eunice e do jornalista Audálio Dantas.

Para a bibliotecária do Museu Afro, Romilda Silva, este é um momento importante para lembrar a vida da escritora. "A primeira edição de Quarto de Despejo alcançou a casa dos dez mil exemplares, esgotadas em uma semana, foi traduzido para cerca de 30 idiomas, inclusive o japonês, com sucessivas reedições, teve adaptação para o teatro, rádio e televisão, alcançando grande audiência". Vieram outro livros: Diário de Bitita (apelido de Carolina na infância), reeditado em 2007 em Sacramento, Cinderela Negra, Casa de Alvenaria, Provérbios, Pedaços da Fome. A escritora deixou de ser favelada e foi morar numa casa na zona norte. Mais tarde, transferiu-se para Parelheiros, Santo Amaro, onde veio a falecer em 1977.

O evento é destinado a professores, pesquisadores, alunos de Letras e demais interessados em Literatura ou pela história e obra de Carolina.
O Museu Afro Brasil, vinculado à Secretaria de Cultura, é um espaço de preservação e celebração da cultura, memória e da história do Brasil na perspectiva negro africana, assim como na difusão das artes clássicas e contemporâneas, populares e eruditas, nacionais e internacionais. Localizado no Parque do Ibirapuera, tem acervo de mais de cinco mil obras. Parte delas, cerca de duas mil, foram doadas por Emanoel Araújo, atual diretor e curador.

Serviço

Inscrições: biblioteca@museuafrobrasil.com.br
Telefone: (11)55790593
Evento Viva, Carolina Viva! - dia 15 de maio, das 11 às 14 horas

Nenhum comentário:

Postar um comentário